Saímos, 6 ciclistas, as 21h30 de sábado do Restaurante "Sabor da Coxilha" (revoguem-se definições divergentes) de Herveiras.
Como este relato tem o objetivo de ser mais "técnico", digitarei apenas o que achar fundamental.
FUNDAMENTAL não é apenas saber traduzir na prática o percurso de um brevet, mas conhecer a sí mesmo. Saber até onde se pode ir.
Decidimos andar em grupo, como um Audax-UAF, e na primeira hora não fizemos muito além da média, e não era por causa do frio. O frio foi uma constante, e a gente se acostuma. Usei um X-thermo e mais um moleton por cima, nada de corta-vento - nada de suar. Usei luvas-de-guidon, aqueles das motos - é excelente! Às vezes eu pegava por cima delas quando ficava com calor, então o vento entrava aos poucos pelas mangas do moleton e voltava a esfriar até o peito, vupt, só enfiar as mãos lá pra dentro, super prático! Mistério resolvido: Troco um corta-vento por luvas-de-guidón. (Foto a seguir)
Como não tinhamos uma estrutura ao nosso dispor durante a madrugada, levamos comida a mais, de modo que o peso extra transportado chegou a quase 0,5% além do peso nominal, sim, se colocamos em movimento em média, uns 90Kg (Ciclista+bike), o que seriam 400g a mais entre biscoitos, pãezinhos e castanhas de cajú? Descobrimos com exatidão o local para PC1 na localidade de Pontão dos Manecos aos 111km. (tem placa indicando). Fizemos uma primeira parada em Espumoso (126km) e uma segunda, 10km depois no posto Simon, (Tapera), 600m depois do trevo, já na RS223 em direção a Tio Hugo. Não passamos por baixo da BR386 em Tio Hugo pois fomos no PA - Restaurante Rota do Sul (164km), sempre com paradas de 20 min em média. Quanto ao frio, lembrei que, na madugada ainda, descemos umas 3x para caminhar um pouco nas subidas mais íngremes para descongelar esquentarmos os pés.
Além de Tio Hugo, já na direção de Passo Fundo, estaremos novamente na RSC153. As placas de km da rodovia não tem relação com as da 153 entre Herveiras e Soledade. Então vamos até perto do km ZERO dela.
Gigante Bike - https://www.facebook.com/pages/Gigante-Bike/240026212699842
Se chegarem antes ou bem antes, poderão almoçar em Tio Hugo (no retorno) ou até mesmo em Tapera (270km). Há o restaurante Da Mata (almoço a partir das 11h30), ao Lado do Posto Simon. Posto Simon - PC3 - Peçam comprovante.
Além de Tapera (seria aquém) há a cidade de Espumoso. Diversos lugares que podem servir como PAs. Última chance de comprar algo antes de entrar no mundão da 332/153 até Barros Cassal. Serão 75km em meio ao nada, por isso montaremos um PC4 aos 305km na localidade de Boqueirão do Butiá, em Soledade. Depois que entramos na 153, aos 320km, descobrimos que este trecho antigo de 35km e com poucos buracos até Barros Cassal podem ser estressantes (embora não fossem na ida) se percorridos em meio a uma neblina das grossas, fazendo com que se enxergue não mais que 4m a nossa frente. Em Barros Cassal - Alívio duplo: Fim da neblina e início do asfalto novo: 50km até a chegada. Montaremos mais um PA no Restaurante do Carlão, depois dos 3 acessos de BC. (3,5km depois da Santinha - a localização destes pontos estão na altimetria). No Posto BR (390km) em Pinhal poderão pegar água - apenas, se passarem depois da meia-noite.
Embora nunca tenhamos feito isto antes - há a possibilidade de conseguirmos resgate, mas isso dependerá de apoio de terceiros, e somente para quem estiver nos horários-limite e a partir do último PC (limitado a 2 ciclistas) (garantido).
GARANTA sua chegada em Herveiras: Saiba até onde vc pode ir. Se não se achar em condições ou não quiser adentrar pedalando na noite de sábado, há hotéis em Tapera, Espumoso, Soledade e Barros Cassal. E volte no domingo, tem o dia todo. Sem brevetar, mas com um bom passeio no currículo. Não há ônibus direto de Passo Fundo para Herveiras, mas há vários entre as cidades mais próximas. Se conseguir chegar somente em Tio Hugo, atalhe para Soledade (BR386), encurtando a volta.
1) Almoço no Rossatto. 2) Cogumelos "comestíveis" perto de Passo Fundo.
3) Rest. "Da Mata" em Tapera. 4) Rio Jacuí entre Tapera e Espumoso.
Este texto começou como um relato, mas acabou sendo uma mistureba sobre o que fizemos e o que ofereceremos na prova. Passado e futuro. Uma coisa é certa: Para vcs será mais confortável do que foi para nós, só não será se chover (chover muito, é claro)! Mas a gente se acostuma com qualquer coisa, afinal, levamos capa de chuva, acabamos pegando um chuvisco perto do final. E a 10km de Herveiras não perdí tempo para vestí-la. Aproveitei o calor do embalo e garantí a primeira medalha dos 400km e, - Falando em nosso sexteto - ninguém brevetou. A Organização garante a medalha para quem completar o percurso, e se chegarem dentro do tempo - ainda Certificado e Homologação. Nosso erro: Por causa da decisão de pedalar em grupo, acabávamos andando sempre no limite do tempo. E quando a segunda noite chegou, com a neblina+sono entre Sol/BC, nossa média despencou e não conseguimos recuperá-la nos últimos 50km.
Restaurante Sabor da Coxilha: https://www.facebook.com/pages/Sabor-da-Cox%C3%ADlha/1390335651223357?fref=ts
Última coisa: O Hotel de Herveiras atende em horário comercial. Isso deve explicar pq alguns não conseguiram contato.
[]´s Udo & Varzeabikers
PS.: Preparando a lista de inscritos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário